VirtualBox: WindowsXP e Ubuntu Juntos. Guia de Instalação

Vamos fazer uma máquina virtual Windows XP rodar em um sistema Ubuntu.

Não sabe o que é uma Máquina Virtual? Então veja a figura abaixo:

clique para ampliar

Trata-se de uma máquina comum rodando o sistema operacional Ubuntu 8.04. Porém em uma janela temos o Windows XP. Não é acesso remoto, é um sistema operacional completo rodando em uma simulação de computador. Este programa simulador engana o sistema operacional da máquina virtual fazendo ele acreditar que está rodando em um computador real.

O principal objetivo é permitir executar mais de um sistema operacional em uma mesma máquina (normalmente sistemas diferentes). Assim é possível rodar um programa somente para Windows em uma máquina virtual hospedado no Ubuntu.

Diferente do duplo boot, não é precisar reiniciar a máquina para usar outro sistema. Dá para usar os dois simultaneamente. Exatamente como vemos na imagem.

Outro uso de máquinas virtuais é a virtualização de servidores para facilitar a escalabilidade.

Eu Já tinha utilizado o VmWare para usar máquinas virtuais por muitos anos, porém tenho tido diversos problemas com ele, deste as últimas versões do Ubuntu. Os problemas eram de performance e atualizações que causavam uma dor de cabeça para reinstalar o vmWare.

Resolvi então testar o VirtualBox. E não me arrependi. Performance similar com mais facilidade para instalação. Mas principalmente por causa do recurso especial do final do artigo. Se é usuário do vmware, vai lá dar uma olhada antes de desistir deste artigo.

Instalando Virtual Box

Instalação do Virtual Box:

sudo apt-get install virtualbox-ose

Nada mais simples.

Criando a Máquina Virtual

Entre no Virtualbox (Aplicações/Ferramentas do Sistema/VirtualBox OSE)

Escolha Novo (ou ctrl+N):

Defina o nome e o tipo do sistema a ser instalado:

Escolha o tamanho da memória virtual a ser utilizado pela máquina virtual:

Lembre-se que o XP, para ficar ligeiramente confortável, deve ter disponível pelo menos 256MB de memória. Dependendo do que for rodar é preciso mais.

Agora é preciso criar um disco rígido virtual. Isso nada mais é que um arquivo simples na máquina hospedeira que será montado como um disco na máquina virtual.

Clique em Novo e Siga o novo Wizard:

Os passos mais importantes são:

  • Se o arquivo é dinamicamente expansível ou tamanho fixo (sendo o segundo caso mais rápido, porém poderá haver desperdício de espaço)
  • Tamanho do Disco. Para o Windows XP recomenda-se no mínimo 10GB.

Depois do criar o disco virtual, basta confirmar e teremos nossa máquina virtual criada.

Instalação do Windows XP

A seguir vamos instalar o Windows XP. Para isso coloque o CD do Windows no drive e entre nas configurações da máquina virtual (Ctrl+S). Clique em Cd/Dvd-rom:

Escolha montar drive de CD/DVD e escolha o drive do hospedeiro conforme a figura acima. Isso fará com que a máquina virtual tenha acesso ao drive de CDROM real.

Clique no botão Iniciar para dar o primeiro boot da máquina.

Siga o procedimento comum de instalação de uma máquina Windows Xp.

Pós Instalação

Na máquina virtual pronta, escolha a opção “Dispositivos/Instalar adicionais para convidado”. Isso é essencial para uma melhor performance do Windows. Irá instalar os drivers necessários para pleno funcionamento da máquina virtual.

Por padrão a máquina virtual tem acesso pela rede via NAT, o que pode apresentar problemas para alguns programas ou configurações de rede.

Vamos ver a solução:

Configuração de acesso a rede via Bridge

Esta configuração permite o acesso direto da máquina virtual a rede da máquina hospedeira. O bridge funciona na camada 2 da rede e portanto não influencia nos protocolos de internet (camada 3).

Para funcionar com hospedeiro Ubuntu é preciso executar os seguintes passos:

  1. Instalar o pacote de utilitários bridge (bridge-utils). Na linha de comando:

    sudo apt-get install bridge-utils

  2. Edite o arquivo /etc/netword/interfaces e acrescente as seguintes linhas para criar um bridge chamado br0:

    auto br0
    iface br0 inet dhcp
    bridge_ports eth0

  3. Reinicie a rede no hospedeiro:

    sudo /etc/init.d/networking restart

    Isso irá criar um bridge automaticamente a cada boot do hospedeiro.

  4. Criar um interface permanente no host chamada vbox0 (vbox1, vbox2 uma para cada máquina virtual criada):

    sudo VBoxAddIF vbox0 <user> br0

    Troque o user pelo usuário do hospedeiro que irá utilizar a máquina virtual.

  5. Entre novamente na configuração da máquina virtual e escolha a opção Rede modificando conforme a figura:

    Ligado à = interface do hospedeiro e Nome da placa de rede=vbox0 (a interface criada no item 4)

O site do VirtualBox foi fonte de informações para este artigo. Com certeza lá você poderá encontrar outras informações e roteiros mais sofisticados.

Recurso Especial

Para terminar o artigo uma dica sensacional: integre a janela do Windows com o Ubuntu. Na menu principal do VirtualBox clique em “Máquina/Modo Seamless”. Veja o resultado:

clique para ampliar

Como pode ver, a Barra de Tarefas do Windows embaixo e a do Ubuntu acima; e vários programas windows e Linux rodando, tudo junto!
Use Ctrl direito+L para voltar ao normal.

Fonte: www.tecnoclasta.com


3 comentários sobre “VirtualBox: WindowsXP e Ubuntu Juntos. Guia de Instalação

  1. olá amigo .. estou começando agora a mexer com o linux será q poderia me ajudar .. pois tenhu uma lan house e estou presisando colokar linux em meu servidor , só que preciso do windows para rodar meu cyber café … estou seguindo esse seu tudorial q pelo visto muito bomm fiz tudo certim mas quando vou EDITAR o arquivo /etc/netword/interfaces DA UM ERRO E DIZ Q NÃO TENHU PRIVELÉGIOS E TAL COMMO POSSO ESTA EDITANDO E SALVANDO ESTE ARQUIVO …. DESDE JA GRATO…

  2. Oi tudo tri, provavelmente você esteja executando uma operação que necessite ser o root (administrador) para fazer a mesma, isso pode ser resolvido facilmente com o uso do comando “sudo”. Nesse caso use o comando desejado mas colocando o sudo na frente, por exemplo: sudo vi /etc/netword/interfaces

    Valew tche e até mais!

  3. Instalei o Sun VirtualBox e instalei O Windows XP na máquina virtual, porém ao executá-la ela só funciona em um pequeno quadro e não consegui ampliar a tela para ocupar toda a extensão do monitor do computador, inviabilizando o trabalho.
    Pode ajudar-me a exibir full scrieen?
    Grato.

Deixe um comentário